Laudo de Vizinhança

Laudo de Vizinhança - O Que é?

Laudo de vizinhança é a constatação técnica das características e condições físicas aparentes dos imóveis vizinhos a um terreno de uma futura obra. Também pode ser denominado como vistoria cautelar.

Por que deve ser feito o Laudo de Vizinhança antes do início da obra?

Laudo de Vistoria de Vizinhança tem por objetivo constatar o estado de conservação e estabilidade dos imóveis lindeiros a determinada obra ou reforma, de maneira preventiva, a fim de distinguir anomalias construtivas (vícios) pré-existentes à obra daquelas ocasionadas posteriormente a ela. Também, identificar edificações precárias que podem colapsar com a execução da obra. Além disso, garante ciência ao proprietário quanto ao estado de seu imóvel, para que não reclame de algo indevido.

Muitos desconhecem, mas a vistoria cautelar de vizinhança é uma obrigação do construtor segundo a NBR 12722 (ABNT, 1992) em seu item 4.1.10 Vistoria preliminar, subitem 4.1.10.1: “Toda vez que for necessário resguardar interesses às propriedades vizinhas à obra (ou ao logradouro público) a ser executada, seja em virtude do tipo das fundações a executar, das escavações, aterros, sistemas de escoramento e estabilização, rebaixamento de lençol d’água, serviços provisórios ou definitivos a realizar, deve ser feita por profissional especializado habilitado uma vistoria […]”.

Quando Contratar o Laudo de Vizinhança?

Um laudo de vistoria de vizinhança deve ser contratado antes da demolição ou início da obra, para que seja possível realizar as vistorias e estudo prévio nos imóveis da vizinhança. Recomendamos que seja contratado de 30 a 60 dias antes do início da obra, variando de acordo com o tamanho do terreno e imóveis vizinhos.

Passo a Passo, o que será feito pela nossa equipe?

1º Passo - Contato Inicial

Entre em contato conosco e descreva a sua necessidade, assim podemos fazer uma breve avaliação do caso.

2º Passo - Suporte Técnico

Entraremos em contato para agendar uma visita técnica no local do seu imóvel para constatação das alterações pretendidas e para coleta dos dados para elaboração do Laudo.

3º Passo – Vistoria nos imóveis

Todos os imóveis dentro da área de influência serão comunicados quanto ao início da vistoria. A Vistoria de Vizinhança será feita por meio de verificação sensorial, uso de instrumentos de medição de fissuras e registro fotográfico e/ou vídeo por câmera manual ou drone.

4º Passo – Envio e Registro

Envio do Laudo ao Contratante e Registro do Documento no Cartório.

Norma Técnica de Referência
ABNT. NBR 12722: Discriminação de Serviços para a Construção Civil. Rio de Janeiro, 1992.
ABNT. NBR 13752: Perícias de Engenharia na Construção Civil. Rio de Janeiro, 1996.
ABNT. NBR 15575-1: Edificações habitacionais: desempenho – Parte 1: Requisitos gerais. Rio de Janeiro, 2013.
INSTITUTO BRASILEIRO DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA SP (IBAPE-SP). Norma de Vistoria de Vizinhança: